http://igbavitoria.blogspot.com.br/

segunda-feira, 27 de maio de 2013

ESTUDO BÍBLICO

O CULTO QUE HONRA A DEUS
Texto Bíblico: Salmo 50 
A essência da adoração a Deus
Salmo da família de Asafe.
50 O Todo-Poderoso, nosso Deus, se pronunciou, convocando toda a terra, desde o nascer do sol até o poente.
2 Desde Sião, excelsa em beleza, Deus resplandece.
3 É nosso Deus que se aproxima, rompendo o silêncio: precede-o um fogo devorador, e ao seu redor uma terrível tempestade.
4 Ele convoca os céus, lá do alto, e a terra, para o julgamento de seu povo:
5 Congregai, junto a mim, meus fiéis que selaram aliança comigo através de sacrifício!
6 Os céus proclamam a sua justiça, porque é o próprio Deus quem julga.
7 “Escuta, meu povo! Eu vou falar: vou testemunhar contra ti, Israel. Eu Sou Deus, teu Deus:
8 não te repreendo pela falta de sacrifícios nem pelos holocaustos, pois trazes as tuas oferendas dia após dia.
9 Contudo, não tenho necessidade de nenhum novilho dos teus estábulos, nem de bodes dos teus apriscos,
10 pois todos os animais da floresta são meus, como o são as cabeças de gado, aos milhares, nas colinas.
11 Conheço todas as aves das montanhas, e os répteis do campo me pertencem.
12 Se Eu tivesse fome, não o diria a ti, pois a mim pertence o mundo e tudo o que ele contém.
13 Por acaso comerei carne de touros e beberei sangue de bodes?
14 Como sacrifício, oferece a Deus a tua ação de graças e cumpre os teus votos para com o Altíssimo;
15 invoca-me no dia do perigo! Eu te livrarei, e tu me darás glória”.
16 Entretanto, ao ímpio Deus afirma: De que te serve repetires sem fim os meus preceitos e teres nos lábios a minha aliança?
17 Tu, que detestas as minhas disciplinas e dás as costas às minhas palavras!
18 Ao encontrar um ladrão, a ele te associas como amigo, e com adúlteros te misturas alegremente.
19 Soltas facilmente a tua boca para o mal, e tua língua é hábil para tramar mentiras
 20 Assentas-te à vontade para falar contra teu irmão, e és rápido para caluniar o filho de tua própria mãe!
21 Ficaria Deus calado diante de tudo quanto tens feito? Pensavas que Eu era semelhante a ti? Eis, no entanto, que agora Eu te acusarei veementemente, sem omitir falta alguma!
22 Considerai, pois, nisso vós, que esqueceis a Deus, senão vos faço em pedaços e ninguém vos poderá libertar.
23 Quem me oferece sua sincera gratidão como sacrifício, honra-me, e Eu revelarei a salvação de Deus ao que anda nos meus caminhos! King James
INTRODUÇÃO
A convocação que Deus faz é universal. Assim podemos dividir este Salmo:
  1. Deus convoca toda a Terra  para ouvir sua palavra. (1-6)
  2. Ele declara a natureza do culto que O honra. (7-15)
  3. Os ímpios são acusados de hipocrisia, e reprovados em seu culto e vida religiosa. (16-21)
  4. Deus julgará a todos que Lhe prestam culto. 22-23

O principal culto do crente israelita era prestado através de um sacrifício de animais!
Era um culto que envolvia sangue e realizado no Templo!
Este culto selava a aliança feita entre Deus e o Seu povo israelita.
Era a expressão de fidelidade dos crentes israelenses ao Senhor! Êx. 24:4-8
É por isso, que um dos nomes de Deus que aparece neste capítulo, para lembrar quem falava é o “Deus da Aliança”.
Mesmo sendo na época desse Culto, Deus rejeita o que muitos estariam prestando como culto e diz qual culto O agrada:
1.NÃO HONRA A DEUS O CULTO HIPÓCRITA.
O Culto Hipócrita é prestado por religiosos que:
  • Detestam a disciplina do Senhor! (17)
  • Dão às costas à Palavra de Deus. (17)
  • Se associam como amigos de ladrões.(18)
  • Se misturam alegremente com adúlteros! (18)
  • Que usam os lábios para a mentira, para a calúnia  e para o mal. (19-20)

O texto declara que, o falar das pessoas, é uma indicação exata do seu verdadeiro caráter e coração (Tg 3.1-12).
  • São religiosos que se esquecem de Deus em suas práticas. (22)

O culto que agrada a Deus, terá que ser diferente do culto  israelita daqueles dias: Não um simples ritual! Não um culto tradicionalista e legalista.
Deus reprova o  culto hipócrita que é incoerente com a vida diária.!Mateus 23
Daquele que cita a palavra de Deus, mas despreza o que prega. (8-13)
Deus julgará aqueles que usam a Sua palavra de forma hipócrita, sempre em benefício próprio, sem temor ao Deus da palavra. (16-21)Esse culto não agrada e não honra a Deus!
2. O CULTO QUE HONRA A DEUS É PRESTADO POR AQUELES QUE O CONHECEM.
Neste salmo Deus é revelado em todas as suas perfeições.
Estes são os nomes que, juntos, designam Deus: El, Elohim e Javé, significando:
  • Deus poderoso Criador de tudo o que há”.
  • Deus como “plural de majestade” aqui deixando subentender a Trindade.”
  • Deus da Aliança que  vive pessoalmente com o Seu povo.

O culto que honra a Deus, adora-O como Onisciente, misericordioso,Bom, Poderoso, Justo e com  palavra que conduz à salvação.
3. O CULTO QUE HONRA A DEUS É PRESTADO COM SINCERO ESPÍRITO DE  GRATIDÃO E ADORAÇÃO A ELE. (23)
Sem uma gratidão e adoração sincera, o Culto transforma-se em uma apresentação de:
  • Orgulho!
  • Desprezo a Deus!
  • Indiferença à verdade!
  • Ateísmo prático!
  • Consciência morta!

O alerta do salmista é que: Haverá um Julgamento Final!
Todo o universo testemunhará o julgamento de Deus contra aqueles que dizem ser Seus servos, mas vivem contra a Sua vontade!
O livro dos salmos orienta a não nos esquecermos de todos os benefícios que Deus nos tem feito. (103:1-2)
O salmista declara que, cada benefício recebido pelos  servos de Deus durante a história da humanidade, implica em responsabilidades avaliadas por Ele.
“De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniquidades. (Am. 3:1-2)
A história da humanidade registra Deus:
  • Protegendo o Seu povo!
  • Defendendo o Seu povo!
  • Sustentando o Seu povo!
  • Salvando o Seu povo!

Por tudo isso o Culto que Deus aceita como honra, deve ser prestado com sincero espírito de gratidão e adoração a Ele!
 4. O CULTO QUE AGRADA A DEUS É PRESTADO PELO SALVO OBEDIENTE A ELE. (13-14)
“Congregai, junto a mim, meus fiéis que selaram aliança comigo através de sacrifício!” (5)
Nestes dois versículos (13-14) o salmista fala dos cultos que agradam a Deus e dos que não agradam.
O culto não deve ser um ritual com celebrações formais enquanto a vida prática está um trapo! Só desobediência!(8)
A desobediência do povo de Deus é:
  • Contra Deus!  
  • Conhecida por Ele!
  • Julgada por Ele!

O julgamento será terrível com fogo, vento e final.
Deus alerta que é punível a desobediência de: Pregar e ensinar a palavra de Deus, invocá-Lo, e mesmo assim, ter uma vida perversa e ímpia.
É desobediência não aplicar a si a verdade!
O culto do crente desobediente, ao invés de agradar a Deus, poderá trazer “condenação sem cura – sem que ninguém os livre!” (22)
CONCLUSÃO
Esta mensagem é para todos os povos do mundo que, devem considerar a advertência que Deus faz neste texto.
O crente honra a Deus com santidade, buscando-O em oração, louvando e adorando-O, e confiando em Suas promessas.
Honra a Deus preocupando-se com a honra e a causa dele, e sendo obediente à Sua direção continuamente.
Diante da onisciência de Deus, o crente terá que escolher uma só alternativa:
  • Ter uma vida corretamente ordenada agora.
  • Ter os pecados colocados em ordem na eternidade e levando às duras punições divinas.

A mensagem  real deste salmo é a seguinte:
A salvação é obra de Deus na vida do crente! Deus não salva incrédulos!
O crente expressa a sua  salvação na santidade de coração e de vida.
O resultado da salvação é uma vida de gratidão, de louvor, de adoração e de glorificação a Deus. Amém!

APELO
Neste salmo O culto que honra a Deus, não é prestado durante uma apresentação de apenas alguns minutos.
É prestado por um estilo de vida que  glorifica a Deus!
Qual é o tipo de culto que estamos prestando a Deus?
Você está prestando a Deus um culto que O honra?

Pr. José das Graças S. Oliveira




Nenhum comentário:

Postar um comentário